Douro Internacional solicita uma maior promoção turística

Via Douro 20 de Maio de 2014 às 14:31 por Raquel Relvas Neto

Os autarcas portugueses do Douro Internacional solicitam uma maior promoção turística regional junto dos operadores turísticos por parte das entidades ligadas aos sectores do turismo e da cultura e que esta se faça de forma igual e articulada com a do Douro Vinhateiro.

Segundo a agência Lusa, o presidente da Câmara de Miranda do Douro, Artur Nunes, defende que “quando se ouve falar no Douro, apenas se fala no Douro Vinhateiro. Ainda há alguns mapas que dão a ideia de que o Douro entra em Portugal em Barca d’ Alva. Mas não. (…) Por este motivo, há que fazer ligação do Douro Vinhateiro com o Parque Natural do Douro Internacional (PNDI) e aproveitar todo o potencial.”

O responsável acrescentou ainda que “já tentámos sensibilizar o presidente da Entidade Regional do Turismo do Norte (ETPN) que não se pode apenas promover o Douro Vinhateiro sem que a parte a montante seja igualmente promovida.”

O autarca defende esta medida dizendo que tem surgido uma nova perspectiva turística em torno do Douro Internacional, uma vez que cada mais há empreendimentos turísticos a surgir nesta a região, assim como passeios de barcos à observação da fauna e flora, que são complementados com a gastronomia, vinhos e outros produtos.

Como tal, para os autarcas do território das Arribas do Douro era importante que a Comissão de Coordenação Regional do Norte (CCDR-N) tivesse a “visão de um Douro integrado e não um Douro individual”.